Comunicação estratégica para novas gestões é tema de curso na Granpal

Comunicação estratégica para novas gestões é tema de curso na Granpal

Para contribuir na formação das equipes de comunicação das novas gestões municipais, a Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) organizou um workshop na manhã desta quarta-feira (25). A atividade reuniu assessores de imprensa, coordenadores e diretores de diversas cidades que integram a entidade, além de convidados de outras localidades do Rio Grande do Sul.

O evento iniciou com uma palestra sobre alinhamento de discurso, apresentada pelo jornalista Tomás Adam. Sócio-diretor da Critério Inteligência em Conteúdo, ele destacou a importância da comunicação como uma ferramenta de gestão – sobretudo em um cenário de contenção de despesas e busca de prioridades. “Cada material produzido pelos governos deve responder à pergunta: ‘qual mensagem queremos passar?’”, destacou.

Falando sobre rotinas e fluxos de uma assessoria de comunicação, Soraia Hanna passou orientações para a atuação dos profissionais no dia a dia de uma prefeitura. Com mais de 20 anos de experiência, a sócia-diretora da Critério apresentou cases e exemplos de gestão de crise. “Parar para respirar é o primeiro passo para uma gestão de crise bem-sucedida. Mesmo com a pressão, o desafio é ter serenidade, sem perder o timing. É preciso avaliar o problema de forma mais ampla e não ser levado pela ansiedade dos outros.”

Encerrando o encontro, o jornalista Daniel Scola foi convidado para um bate-papo com os participantes. Na pauta, a relação entre a imprensa e as assessorias dos governos. Para Scola, “sempre haverá espaço para pautas positivas”, desde que sejam bem fundamentadas e tragam benefício real para a população.

Os cursos de formação da Granpal seguirão acontecendo nas próximas semanas. Para fevereiro, já estão marcados workshops sobre cerimonial e protocolo (15/2) e gestão de frotas (21/2). Mais detalhes serão divulgados em breve.