Municípios da Região Metropolitana recebem Prêmio Gestor Público 2016

Municípios da Região Metropolitana recebem Prêmio Gestor Público 2016

Em solenidade de premiação realizada nesta terça-feira (8) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre (RS), a Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec) e o Sindifisco-RS, entidades representativas dos auditores-fiscais da Receita Estadual e promotoras do Prêmio Gestor Público (PGP) anunciaram os vencedores da 15ª edição. Três prefeituras da Associação dos Municípios da Região Metropolitana receberam o prêmio: Cachoeirinha, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha.

 

O presidente da Afisvec, auditor-fiscal Abel Henrique Ferreira, falou sobre o objetivo do PGP: “Nosso objetivo foi desenvolver, dentro de cada município, uma célula de insatisfação com a crise e buscar alternativas para que o cidadão seja reintroduzido na economia através de novos empregos ou de forma autônoma como um microempresário ou um prestador de serviços”, afirmou.

 

PREMIAÇÃO

O município de Nova Santa Rita foi o grande vencedor, conquistando o Troféu Prêmio Gestor Público Especial pelo projeto Núcleo de Gestão Estratégica e Acompanhamento de Projetos e Ações. O modelo implantado pela administração municipal, a partir de 2013, na gestão de captação de recursos foi o escolhido dentre os projetos concorrentes. A prefeita Margarete Simon Ferretti recebeu a honraria, acompanhada pelo secretário Eduardo Fagundes, responsável pelo setor de captação de recursos, junto com o assessor Silmar Lima.

O resultado que levou a vitória foi a forma planejada de atuação, que garantiu junto aos Governos Federal e Estadual, a captação de R$ 14 milhões em recursos, máquinas e equipamentos para o município, recursos estes que foram aplicados em diferentes áreas, como pavimentação, infra estrutura, construção e melhorias de prédios como escolas, postos de saúde, etc. O reconhecimento leva em conta o funcionamento e principalmente os resultados positivos em gestão pública obtidos a partir do projeto implantado.

 

Santo Antônio da Patrulha

O Município de Santo Antônio da Patrulha, por meio do projeto, “A informática redimensionando as relações a partir dos 60 anos de idade”, foi agraciado com o Troféu Prêmio Gestor Público Tecnologia da Informação.

O mérito foi recebido pelo Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier. Pela segunda vez consecutiva, o Município recebe a honraria. O projeto patrulhense vencedor nesta edição, está sendo desenvolvido desde 2014, no Polo Universitário Santo Antônio. O programa foi criado para atender a necessidade de atendimento aos idosos no que se refere à inclusão digital e social, inserindo-os em ambiente acadêmico. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira.

 

Cachoerinha premiada em dois dos três projetos inscritos

Cachoeirinha havia inscrito três projetos na área da educação e recebeu o Troféu Prêmio Gestor Público em dois deles: Moodle EJA EAD – Semipresencial e Mercado de Trabalho: a inclusão laboral como fator de cidadania. Estiveram presentes na cerimônia o prefeito, Vicente Pires; a secretária de Educação, Elisamara Roxo; a primeira-dama, Sueli Pires; o diretor da Escola Fidel Zanchetta, Ricardo Boff (onde o projeto EJA EAD é realizado); a diretora do CMAEEL, Isabel Quadros (local em que é desenvolvido o projeto Mercado de Trabalho); além de servidores da SMEd e das referidas escolas.

No final do segundo mandato, o prefeito se mostrou satisfeito com a premiação de dois projetos em uma área que foi prioridade em seu governo: a educação. “Receber este prêmio de entidades tão sérias e idôneas é o resultado de um investimento acima da média constitucional e da dedicação e profissionalismo dos nossos servidores”, avaliou Vicente.

 

Confira os municípios vencedores do Prêmio Gestor Público 2016:

 

PREMIAÇÃO

O município de Nova Santa Rita foi o grande vencedor, conquistando o Troféu Prêmio Gestor Público Especial pelo projeto Núcleo de Gestão Estratégica e Acompanhamento de Projetos e Ações.

O Troféu Prêmio Gestor Público – 15 Anos – Administração Tributária, que homenageia os 15 anos do PGP, foi entregue para Alto Feliz, pela execução do projeto Educação Fiscal em Alto Feliz.

Santo Antônio da Patrulha recebeu o Troféu Prêmio Gestor Público Tecnologia da Informação, pelo projeto A Informática Redimensionando as Relações a Partir dos 60 Anos de Idade.

O projeto Círculo de Máquinas e Ajuda Mútua de Feliz proporcionou a conquista do Troféu Prêmio Gestor Público Destaque – Emprego e Renda ao município de Feliz.

Dez municípios receberam o Troféu Prêmio Gestor Público. Confira abaixo:

Picada Café. Projeto Agricultura Familiar: Empreendedorismo que dá certo.

Tupandi. Projeto Investindo no Presente, Acreditando no Futuro.

Cachoeirinha. Projeto Mercado de Trabalho: A Inclusão Laboral como Fator de Cidadania.

Cachoeirinha. Projeto Moodle EAD-Semipresencial

Campo Bom. Projeto Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler – Cemea

Passo Fundo. Projeto Programa Escola de Vida

Passo Fundo. Projeto Programa Farmácia Mais Perto

Chapada. Projeto Promovendo a Igualdade em Meio às Diferenças

Farroupilha. Projeto Solidare – Farmácia Solidária

Tapera. Projeto Vida no Campo – Família Feliz


Menção Honrosa

Receberam certificados de Menção Honrosa os municípios de Serafina Corrêa, pelo projeto Mobilidade Urbana com Olhar Voltado à Cidadania; São Lourenço do Sul, pelo projeto Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Prol do Desenvolvimento Econômico e Social; Alecrim, pelo projeto Gestão por Metas, Tetos e Pisos; Bento Gonçalves, pelo projeto Bento Gonçalves Conectada: Tecnologia de Informação Integrada à Gestão Pública; e Tapera, pelos projetos Arte e Cultura Por Toda a Parte e Centro de Convivência do Idoso.

Recebem menções honrosas os projetos vencedores de edições anteriores que continuam em execução em seus municípios.


Certificados de Reconhecimento

Confira, abaixo, a lista com os nomes dos projetos e municípios que receberam certificados de reconhecimento:

Feira de Produtores: Um Instrumento para o Desenvolvimento, de Santiago; Inovação na Piscicultura Gera Emprego e Renda, de São Paulo das Missões; Jovem na Zona Rural, de Flores da Cunha; Projeto Reciclação, de Jaguari; Sim – Caminho para a Legalização, de Farroupilha; Semeando Educação Fiscal, de Giruá; Informática nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Panambi, de Panambi; Bento Interativa, de Bento Gonçalves; Alimentação Saudável, Consumo sustentável, de Itatiba do Sul; Artpet: Artes Visuais, Bem-Estar e Preservação do Meio Ambiente Associados ao Embelezamento da Cidade e Criação de Espaços Lúdicos, de Campo Bom; Culturarte – 25 Anos de Amor à Leitura, de Arroio do Meio; Exames Supletivos de Ensino Fundamental e Médio: Possibilidades de Emprego e Renda, Fortalecimento da Autoestima e Inserção Social, Campo Bom; Gir Si My Sér – Educação Infantil e os Laços Indígenas, de Cacique Doble; Lazer e Saúde: Reestruturando Espaços e Proporcionando Qualidade de Vida para Todos, de Picada Café; Projeto Nutrição na Melhor Idade, de Guaporé; Sexualidade na Adolescência: a Informação Protege, de Giruá.

 

Homenagem

A auditora-fiscal da Receita Estadual aposentada Virginia Cano recebeu, das mãos do coordenador do PGP e diretor do Sindifisco-RS, Paulo Kronbauer, um troféu em homenagem à participação da auditora-fiscal por 8 anos à frente do PGP.