Granpal forma banco de talentos para sistema integrado das Guardas Municipais

Granpal forma banco de talentos para sistema integrado das Guardas Municipais

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) está avançando na pauta da segurança pública com a valorização das Guardas Municipais. Por meio do Consórcio Metropolitano, o grupo de trabalho formado por servidores das guardas municipais concluiu o Termo de Referência para aquisição de uniformes, equipamentos e veículos.

Secretários de Segurança Pública e Chefes das Guardas Municipais reuniram-se na Granpal em 8 de novembro com representantes de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

Foi criada a comissão para formar o banco de talentos e o sistema de formação das guardas. Cada Guarda Municipal apresentará os principais temas em que já tem especialidade e experiência comprovada e quais os temas que devem servir de referência para formação, como por exemplo formação em mediação de conflitos, uso de armas não letais e  gestão dos Centros Integrados de Comando e Controle.

“Nossa proposta é agregar todos os municípios do Estado que tenham Guarda Municipal, consorciados ou não, para que possamos aproveitar as experiências de todos os profissionais envolvidos na área”, disse a diretora-executiva da Granpal, Cecilia de Andrade.

O Termo de Referência para aquisição de equipamentos será apreciado pelos prefeitos na próxima assembleia geral da Granpal, dia 11 de novembro. A primeira reunião da comissão de formação de banco de talentos será dia 30 de novembro, às 10h, na sede da entidade em Porto Alegre.

 

Canoas sediará 26º Congresso Nacional das Guardas Municipais

Representantes das Guardas Municipais de todo o Brasil estarão reunidos em Canoas para o 26º Congresso Nacional das Guardas Municipais com a finalidade de trocar experiências nas áreas de tecnologia, pesquisa e técnicas voltadas à diminuição dos índices de criminalidade. O evento ocorre nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Centro de Eventos Municipal/Ulbra.

O principal debate será o fortalecimento e implantação da Lei 13.022, que dispõe sobre a atuação das Guardas Municipais no sistema de segurança pública a fim de promover a valorização, capacitação e institucionalização das ações.

Profissionais da área e público em geral, interessados em participar, podem se inscrever acessando este link.