Granpal apresenta proposta de formação de Guardas Municipais

Granpal apresenta proposta de formação de Guardas Municipais

Em assembleia geral realizada dia 28 de julho, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) apresentou as primeiras ideias para um sistema integrado de formação das Guardas Municipais do Rio Grande do Sul. O Grupo de Trabalho de Segurança iniciou um projeto para diminuir custos e padronizar a formação, por meio do Consórcio Metropolitano.

Os secretários de Segurança de Cachoeirinha, João Paulo Martins, e de Canoas, Alberto Kopittke Winogron, apresentaram os objetivos e as vantagens da iniciativa – como a melhor relação custo-benefício para todas as cidades, que atuariam de forma integrada e sinérgica.

Atualmente, 1.300 guardas municipais atuam na Região Metropolitana, e esse número deve aumentar nos próximos anos. “É uma proposta de solução de acordo com a realidade e com as compras compartilhadas pode se tornar viável”, disse Kopittke.

A reunião também teve a participação do novo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Pinto, prefeito de Arroio do Sal. Ele apresentou a situação das principais pautas municipalistas e destacou a necessidade de buscar alternativas e ter criatividade na gestão das prefeituras. Também foi registrada a adesão do município de Triunfo no Consórcio Metropolitano.