Granpal lança nova Plataforma Cidades Sustentáveis

Granpal lança nova Plataforma Cidades Sustentáveis

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – GRANPAL convida em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) para participar do evento de lançamento da nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, que será realizado no dia 29 de Junho de 2016, a partir da 10h30, na sede da GRANPAL, localizada na Av. das Indústrias, 469. Bairro São João. Porto Alegre/RS. Na oportunidade, os (as) pré-candidatos(as), candidatos(as) à reeleição e partidos políticos poderão registrar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o Programa Cidades Sustentáveis por meio da assinatura da carta-compromisso.

O Programa Cidades Sustentáveis ingressará em uma nova etapa em 2016, já que a prioridade será a implementação e municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou “Agenda 2030”, aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU –, reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. Neste contexto, e no âmbito das eleições municipais de 2016, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) lançou recentemente a nova Plataforma Cidades Sustentáveis, incorporando os objetivos e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente aquelas que poderão ser implementadas em nível municipal e regional – justamente onde as prefeituras têm o protagonismo central dessa governança.

A nova plataforma online estará disponível a partir do janeiro de 2017, para as prefeituras que aderirem ou renovarem a adesão ao Programa até o final de 2016. Em razão da mudança no calendário eleitoral de 2016, a carta-compromisso foi adaptada para que os (as) pré-candidatos(as), candidatos(as) à reeleição e partidos políticos possam fazer a adesão a partir de agora. Dessa forma, informamos que o evento está aberto à participação de todos os atuais pré- candidatos (as), candidatos(as) à reeleição e partidos políticos de sua cidade e região que queiram firmar a carta compromisso.

Mais informações sobre o Programa Cidades Sustentáveis: O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma iniciativa lançada no Brasil em 2011, por três organizações da sociedade civil brasileira: a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. O objetivo do programa é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade. Estruturado em 12 eixos temáticos, o programa incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana – a Plataforma Cidades Sustentáveis. A Plataforma reúne um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de boas práticas, com casos exemplares nacionais e internacionais como referência a serem perseguidas pelos municípios, ressaltando políticas públicas que já apresentam bons resultados em todas as áreas da administração.

 

Mais informações: www.cidadessustentaveis.org.br

 

O Programa Cidades Sustentáveis conta atualmente com 284 municípios signatários, entre eles 22 capitais e o Distrito Federal. Materiais atualizados do Programa Cidades Sustentáveis

 

Novo Guia de Gestão Pública Sustentável http://www.cidadessustentaveis.org.br/arquivos/gest%C3%A3o-p%C3%BAblicasustent%C3%A1vel.pdf

Novo vídeo institucional https://www.youtube.com/watch?v=PWPtDl7rQgU Experiências e Olhares sobre o Programa Cidades Sustentáveis https://www.youtube.com/watch?v=Jcz3BBdR–g

Para eventuais esclarecimentos ou confirmar presença no evento, por favor, entre em contato com Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, pelo e-mail zuleica@isps.org.br ou pelos telefones (11) 3894.2400 e 99457.6085.