Com 8 quilômetros, ciclovia da Ritter irá da Flores da Cunha ao Betânia em Cachoeirinha

Com 8 quilômetros, ciclovia da Ritter irá da Flores da Cunha ao Betânia em Cachoeirinha

Quem mora nos bairros Betânia ou Chácara das Rosas e trabalha no Distrito Industrial de Cachoeirinha terá uma nova alternativa de transporte para se deslocar na avenida Frederico Ritter. Mais prática e saudável.

É que o governo municipal iniciou a construção de uma ciclovia que começará na avenida Flores da Cunha e irá até a ERS-118, possibilitando o uso da bicicleta como meio de locomoção até uma das centenas de empresas sediadas ao longo deste trecho de oito quilômetros.

Mas não só as empresas do Distrito e seus colaboradores ganharão com a obra. Nos últimos anos, o intenso crescimento do município fez surgir diversos loteamentos às margens ou próximos da Ritter. Com isso, quando inaugurada, a ciclovia terá um perfil amplo, servindo também ao lazer e à qualidade de vida das famílias vizinhas da avenida nos finais de semana.


DRENAGEM – As obras desse futuro corredor cicloviário têm duas frentes de trabalho. Uma das equipes da empreiteira contratada pela prefeitura está atuando no aterramento e na drenagem e ampliação da rede pluvial da região. Essas intervenções estão concentradas próximas do Cemitério Memorial da Colina.

Outro grupo já atua com a pavimentação da faixa da ciclovia e com a execução de calçadas, este próximo ao Cemitério Municipal. A projeção é que este primeiro trecho, entre as avenidas Flores da Cunha e Das Indústrias, esteja pronto antes de dezembro. A ligação com a 118 deverá ficar pronta no final deste ano e início do próximo, calcula a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAN).


ESQUERDA – A faixa exclusiva para bikes ocupará o lado esquerdo da Ritter, considerando o sentido bairro Betânia. Ela virá acompanhada de calçadas padronizadas em blocos de PAVS, como já é possível verificar no encontro com a avenida das Indústrias. Do outro lado da Ritter, serão construídas calçadas, também em PAVS, para melhorar o acesso dos trabalhadores e a mobilidade dos moradores da região. Alguns pontos chegarão a quatro metros de passeio. Hoje, a avenida não conta com calçadas na maioria da sua extensão.

CONEXÃO – Essa ciclovia será conectada à avenida das Indústrias, que também está ganhando faixa exclusiva para usuários de bicicleta e calçadas até a divisa com Canoas, obras que estão num ritmo mais avançado. Depois, em 2017, será ligada a outras ciclovias que serão construídas pela prefeitura na mesma região. No total, em dois anos, 18 quilômetros de ciclovias serão construídas na cidade.

As obras na Ritter, na avenida das Indústrias e na Fernando Ferrari (que está sendo preparada para a pavimentação) integram o Programa de Qualificação de Vias Urbanas, que conta com aporte de R$ 47 milhões financiados pelo governo federal para 12 grandes projetos de mobilidade urbana que serão concluídos entre este ano e o ano que vem. Quatro lotes já foram iniciados.

SAIBA MAIS

Conheça as obras do Programa de Qualificação de Vias Urbanas

Projetos iniciados:

1. Avenida das Indústrias

Execução de ciclovia, passeios públicos e recapeamento da via

2. Avenida Frederico Ritter (trecho 1 – da Flores da Cunha até a Av. das Indústrias)

Construção de ciclovia, passeios públicos e recapeamento da via

3. Avenida Frederico Ritter (trecho 2 – da Av. Das Indústrias até a ERS-118)

Construção de ciclovia e passeios públicos

4. Avenida Fernando Ferrari (trecho 1 – entre Frederico Ritter e Fritz Beiser)

Pavimentação e construção de passeios públicos

Projetos a serem iniciados:

5. Avenida Fernando Ferrari (trecho 2 – entre Flores da Cunha e Frederico Ritter)

Retirada das torres de alta-tensão e colocação de postes (semelhante ao que foi feito na avenida Assis Brasil, em Porto Alegre), permitindo o alargamento da via nos gargalos das torres, além da construção de passeios públicos e recapeamento

6. Avenida Caí

Construção de ciclovia e passeios públicos e recapeamento da via

7. Rua Fritz Beiser

Alargamento e asfaltamento, com construção de ciclovia e passeios públicos

8. Rua Clemente Cífali

Execução de ciclovia, passeios públicos e recapeamento da via

9. Rua Rio Branco

Execução de ciclovia, passeios públicos e recapeamento da via

10. Rua Iguaçu

Construção de ciclovia e passeios públicos e recapeamento da via

11. Rua Princesa Isabel

Execução de ciclovia, passeios públicos e recapeamento da via

12. Avenida Ari Rosa dos Santos

Construção de ciclovia e passeios públicos e recapeamento da via

 

Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha