Grupo técnico de Segurança inicia debate sobre municipalização e formação de guardas

Grupo técnico de Segurança inicia debate sobre municipalização e formação de guardas

Representantes de seis municípios da Região Metropolitana estiveram na Granpal, esta quarta-feira (8), para discutir novas estratégias de atuação do Grupo Técnico de Segurança da entidade.

O objetivo do GT é definir posições sobre a municipalização da área e formalizar um acordo regional que otimize o processo de formação de guardas municipais. O primeiro encontro serviu para trocar experiências e apresentar um diagnóstico preliminar da realidade de cada cidade.

O presidente da Granpal e prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, introduziu os trabalhos ressaltando que o tema será uma das prioridades de sua gestão. “A situação é alarmante. Os números aumentaram nos últimos anos devido à falta de repasses e outras questões. Precisamos encontrar formas práticas de cooperação entre os municípios da nossa região”, apontou.

João Paulo Martins, secretário de Segurança de Cachoeirinha e presidente da Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado (ASGMUSP), definiu como urgente a ampliação de convênios com o Governo do Estado para realizar treinamentos. Segundo o secretário, essa seria uma contrapartida viável aos gastos dos municípios na área.

Martins falou também da importância do desenvolvimento de uma especialização sistematizada para guardas municipais e de uma maior integração operacional desses efetivos com a Brigada Militar e a Polícia Civil.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública de Gravataí, André da Silva Brito, apresentou iniciativas que aumentaram a eficiência dos serviços de combate ostensivo e de prevenção no município. Entre eles está uma guarda municipal bem estruturada, com 20 anos de atuação, e o policiamento comunitário, projeto-piloto que atua em zonas específicas da cidade.

Uma das alternativas sugeridas por Brito para dar sustentabilidade ao gerenciamento local das Guardas Municipais é vincular o efetivo à fiscalização de trânsito através de uma revisão da legislação local. “É uma boa forma de custear as operações de segurança”, resumiu.

Nova Santa Rita esteve representada por Júlio Fialho, chefe da Guarda Municipal, e Rodrigo Battistella, secretário do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – grupo criado no município há um ano para conter o avanço na criminalidade. Também participaram do encontro João Bertuol, subcomandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Antônio Fernando Selistre, secretário de Obras, Transporte e Segurança de Santo Antônio da Patrulha, Cecilia de Andrade, diretora-executiva da Granpal e Roselaine Amaro, coordenadora de Projetos da entidade.  A próxima reunião do GT de Segurança da Granpal ficou agendada para o dia 29 de junho.