Judicialização da saúde é debatida na Granpal

Judicialização da saúde é debatida na Granpal

O Consórcio Público da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (CP Granpal) realizou esta quinta-feira, 2 de junho, a Assembleia Geral. Um dos focos da pauta, discutida pelos prefeitos, foi a judicialização da saúde.

O presidente da Granpal e prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, relatou sua participação na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida em maio pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Ballin destacou que a mobilização foi marcada pela presença de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal.

O vice-prefeito de Eldorado do Sul, Domingos Sávio Salvador, destacou que “Foi um momento histórico. O Supremo participou do evento pela primeira vez e levou uma mensagem de conciliação entre os poderes. O ministro defendeu que os juízes não devem ser inimigos dos gestores municipais”. Essa posição é compartilhada pelos prefeitos da Região Metropolitana, que enfrentam problemas relacionados à judicialização da saúde.

Para debater esse e outros temas, a Granpal apresentou um cronograma para a retomada dos trabalhos dos Grupos Temáticos. As propostas de trabalho envolvem as áreas de Comunicação, Segurança, Resíduos Sólidos, Mobilidade Urbana e Defesa Civil.

Também participaram da reunião Arceu Bandeira Rodrigues, coordenador da Divisão de Destino Final do DMLU de Porto Alegre; Cecilia Santos de Andrade, diretora executiva do CP Granpal; Domingos Sávio Salvador, vice-prefeito de Eldorado do Sul; Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio; Gilso Nunes, vice-prefeito de Cachoeirinha; José Carlos Azeredo, prefeito de Arroio dos Ratos; Margarete Simon Ferretti, prefeita de Nova Santa Rita; Paulo Bier, prefeito de Santo Antônio da Patrulha; e Valdir Bonatto, prefeito de Viamão.