Nova diretoria da Granpal discute o cercamento eletrônico

Nova diretoria da Granpal discute o cercamento eletrônico

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizou esta quinta-feira, 28 de abril, a primeira Assembleia Geral Extraordinária da gestão do presidente Vilmar Ballin, prefeito de Sapucaia do Sul.

Ele apresentou aos demais prefeitos e representantes dos municípios o Plano de Ação para a gestão 2016-2017 e reforçou os temas que precisam ser debatidos para aprimorar a gestão dos municípios associados. Entre as propostas, está a ampliação do programa de compras compartilhadas realizado por meio do Consórcio Metropolitano, a implantação de controle interno e a problematização da necessidade de criação do Plano Plurianual (PPA) Metropolitano.

Um dos assuntos mais discutidos foi a gestão dos resíduos sólidos. Os municípios buscam uma solução conjunta para a coleta e destino adequado dos resíduos. “Temos que avançar o debate para encontrar o melhor modelo, seguindo as condições ambientais indicadas pela Fepam”, avalia.

Para ampliar a contribuição da Granpal para as demandas da sociedade, o presidente planeja a criação do Grupo Técnico de Segurança Pública. A proposta é retomar o estudo sobre o cercamento eletrônico na Região Metropolitana.

“Estamos dispostos a construir uma parceria com o Governo do Estado e apresentar ideias como o cercamento eletrônico, que possui tecnologia de ponta para combater a criminalidade desde a origem do problema. Isso cria condições para qualificar o trabalho dos órgãos de segurança, que podem trabalhar em conjunto, com apoio das Guardas Municipais”, explica o presidente.

Na reunião, também foi apresentada a nova Diretora Executiva da Granpal. A advogada Cecilia Santos de Andrade ocupará a função. Pós-graduada em Direito Civil Constitucional, Cecília conta com uma longa experiência na área de gestão pública, bem como em Consultoria na área do Direito Público Municipal.

Participaram do encontro o prefeito de Alvorada, Sergio Maciel Bertoldi; a Secretária da Administração de Arroio dos Ratos, Rosangela Lourenço Borgatti; o vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilso Nunes; a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo; o prefeito de Eldorado do Sul, Sergio Munhoz; o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi; o prefeito de Gravataí, Marco Alba; a prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti; o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Bier, e o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto.