Granpal elege novo presidente

Granpal elege novo presidente

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) elegeu sua nova diretoria para a gestão 2016/2017. Quem assume é o prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin. Ele ocupa o cargo do prefeito de Gravataí, Marco Alba, que presidiu a entidade no último ano. A assembleia geral reuniu prefeitos e vice-prefeitos da região esta quinta-feira, 31 de março, na sede da Granpal.

Ballin também estará à frente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, que trabalha para otimizar recursos e economizar por meio de compras compartilhadas para as prefeituras. O prefeito Marco Alba ressalta que a Granpal atua com metas comuns, sem diferenças partidárias. “A essência de um município está na união. É na cooperação entre pessoas e na convivência social que construímos cidades mais desenvolvidas, mais civilizadas e mais humanas”, falou.

No último ano, aproveitando a comemoração de 30 anos da associação, a Granpal enriqueceu o debate público com o Seminário Ideias para uma Vida Melhor nas Cidades, realizado em março deste ano. Também ocorreu a revitalização da sede, o lançamento da Revista Granpal e a inauguração da galeria de ex-presidentes. “Buscamos melhorias na saúde, na educação infantil, nos unimos durante as cheias, garantimos recursos do Ministério da Justiça, fomos protagonistas do Movimento do Bolo ao lado da Famurs, apresentamos a Rota da Mobilidade, que é uma alternativa para finalização da obra da ERS 118, debatemos a gestão de resíduos sólidos. Estes foram alguns dos assuntos que, juntos, buscamos avançar durante este ano”, completa Alba.

Outro marco na gestão foi a realização da primeira auditoria do Tribunal de Contas do Estado no Consórcio Metropolitano, que desde sua criação, em 2011, adota as práticas recomendadas pelo TCE na contabilidade. “Nossas práticas são realizadas através da regularidade da gestão e possibilitou que o Tribunal fizesse seu trabalho. Nos preparamos para isso”, garante o diretor-executivo da Granpal, Paulo Garcia. Desde 2011, as cidades que integram a Granpal podem, através de compras compartilhadas, adquirir medicamentos, uniformes e materiais escolares, material odontológico e de procedimento hospitalar.

O novo presidente, Vilmar Ballin, assume a associação com o compromisso de continuar o trabalho com as prefeituras, debatendo sobre os dilemas dos municípios e reforçando a dinâmica do Consórcio para dar mais poder de economia em outros itens. “A Granpal se estruturou e buscou seu espaço. A tarefa é continuar construindo de forma coletiva”, finaliza o prefeito, elogiando os avanços da última gestão.

Livro Granpal 30 anos

A Associação lançou o livro Granpal – 30 Anos de Dedicação às Cidades, que apresenta as principais bandeiras da instituição, com a busca de soluções conjuntas para os desafios da Região Metropolitana. Ele fortalece as potencialidades locais, reservando páginas especiais para cada cidade apresentar seu potencial turístico, econômico e cultural.  “A intenção é que o material se torne um cartão de visita das cidades para atrair investidores, empreendedores, turistas e visitantes. A publicação é um reconhecimento da importância de cada município para o fortalecimento da região”, avalia Marco Alba.

 

A posse de Vilmar Ballin deve ocorrer nas próximas semanas, quando será apresentada a diretoria executiva para o período 2016/2017.