Comitiva de Moçambique participa de encontro na Granpal

Comitiva de Moçambique participa de encontro na Granpal

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizou sexta-feira (11) sua reunião ordinária. O encontro contou com a presença de uma comitiva de Moçambique e de prefeitos das cidades que integram o órgão.

“A associação recebe com orgulho os representantes do país africano. Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas nas cidades, assim como a entidade representada pelos senhores”, declarou o presidente da Granpal e prefeito de Gravataí, Marco Alba.

O prefeito da cidade de Matola – Moçambique, Calisto Moisés Cossa e a presidente do Conselho Municipal da Cidade de Manjacazé, Maria Helena Correia Langa, realizaram uma apresentação sobre o Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), que realiza a 16ª Conferência da OIDP nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Moçambique.

“O Brasil é nossa segunda casa. Agradecemos a oportunidade de estar aqui e queremos convidar os senhores para participar da 16ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa”, disse o prefeito da cidade moçambicana de Matola, que possui um milhão de habitantes. Calisto ainda rememorou as conferências do OIDP, que tiveram início em 2011, em Barcelona, e já percorreram diversas cidades do mundo.

A presidente Maria Helena Correia Langa destacou: “é tempo de nos unirmos. Por isso viemos convidar os municípios para que participem do encontro em Matola”.

 

Prestação de Contas

O diretor executivo da Granpal, Paulo Garcia, realizou a prestação de contas sobre o trabalho desenvolvido pela Granpal e pelo Consórcio Metropolitano. Além do relatório de gestão do ano de 2015, Paulo Garcia falou sobre a formalização do Consórcio Metropolitano junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. “Estamos tornando a contabilidade do consórcio pública e vamos implantar também o Portal Transparência do Consórcio Metropolitano”, declarou. As contas da instituição foram aprovadas pelo pleno formado pelos prefeitos presentes.

 

Seminário da Defesa Civil

O coordenador regional da Defesa Civil, Major André Porto e o secretário municipal de Governança Comunitária de Gravataí, Alan Vieira, participaram da reunião e convidaram os prefeitos para o Seminário Técnico da Defesa Civil. O evento, voltado a equipes que atuam no órgão nos municípios, ocorre dia 29 de março, em Gravataí.

Também participou do encontro o diretor de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ricardo Núncio.

 

 

Presenças

 

Participaram os prefeitos de Alvorada, Sérgio Bertoldi; Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz; Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; Viamão, Valdir Bonato; Canoas, Jairo Jorge; os vice-prefeitos de Cachoeirinha, Gilso Nunes e de Santo Antônio da Patrulha, Armindo de Jesus, além do secretário da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Antonio Kleber de Paula.