Grupo Técnico Resíduos Sólidos realiza primeira reunião com representantes dos municípios

Grupo Técnico Resíduos Sólidos realiza primeira reunião com representantes dos municípios

Na última sexta-feira (20), a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizou a primeira reunião do Grupo Técnico (GT) Resíduos Sólidos. O diretor executivo da entidade, Paulo Garcia, e o biólogo Jackson Muller, coordenador da iniciativa, detalharam as atribuições e prioridades do grupo. Os participantes analisaram o documento base da proposta de trabalho e apresentaram uma síntese da situação de cada município.

“A reunião foi um passo importante para a efetividade do GT. Há muitas demandas associadas à área ambiental, incluindo a gestão dos resíduos. Aspectos como licenciamento, fiscalização e controle serão recorrentes, diante da dinâmica econômica e da realidade das administrações municipais”, expôs Jackson Muller.

Foram apresentadas demandas quanto aos seguintes aspectos: importância das soluções consorciadas e continuidade das atividades iniciadas em 2014; necessidade de um aterro metropolitano para atendimento das demandas dos municípios; incorporação de novas tecnologias e processos para gestão dos resíduos de forma integrada, incluindo conversão energética, compostagem, despolimerização catalítica, aproveitamento do biogás (potencialidades e restrições); necessidade de implantação de sistema de logística reversa pelo setor produtivo; estímulo às cooperativas e associações de recicladores atuantes na Região Metropolitana; problemas comuns associados aos focos e disposições irregulares de resíduos; e revisão dos planos de gerenciamento de resíduos.

 

Participaram do encontro representantes dos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Viamão e do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos). As reuniões do GT ocorrerão nas segundas terças-feiras de cada mês, com o próximo encontro agendado para 8 de dezembro, das 14 às 17 horas.