Granpal cria grupos de trabalho para debater gestão de resíduos sólidos e soluções para a RS-118

Granpal cria grupos de trabalho para debater gestão de resíduos sólidos e soluções para a RS-118

Prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) reuniram-se esta quinta-feira (12) para debater dois temas importantes para as cidades: a gestão dos resíduos sólidos e as soluções para os problemas da RS-118.

Este foi o primeiro encontro oficial do Grupo Técnico de Resíduos Sólidos, criado pela entidade para tratar do assunto. Para o presidente da Granpal e prefeito de Gravataí, Marco Alba, os municípios devem se unir para construir uma solução para o problema. “É preciso buscar uma forma mais eficaz para o destino correto do lixo”, falou.

O biólogo e coordenador do Grupo Técnico, Jackson Müller, ressaltou a necessidade de apresentar soluções para gerenciar os resíduos sólidos de maneira coletiva. A temática vem sendo debatida pela associação desde a vinda do promotor Daniel Martini, em abril deste ano.

“A ideia deste grupo técnico é discutir os modelos que já são exitosos nas administrações, para que se busquem alternativas na gestão desses resíduos sólidos”, explicou. O secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre, Mauro Moura, declarou que a “solução precisa ser integrada entre os municípios”.

                A questão ambiental continuou em pauta com a presença da presidente do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, Denise Mello Machado. Ela apresentou a situação da APA e busca o apoio da Granpal para a viabilização do Plano de Manejo. A unidade de conservação abrange os municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha.

 

Soluções para a RS-118

O encontro também discutiu ideias para a conclusão das obras da RS-118. A associação formou um grupo de trabalho para dialogar com o Governo do Estado e participar das decisões sobre a rodovia. “A Granpal precisa estar inserida nas definições para a finalização da obra, que começou em 2006. A conclusão é fundamental para os municípios de Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e todas as cidades da Região Metropolitana”, destacou Marco Alba.

O grupo será coordenado pelo ex-diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e presidente do Conselho Rodoviário do Rio Grande do Sul, Roberto Niderauer, pelo engenheiro Luiz Dahlem e por representantes das cidades que compõem a Granpal.

                Para o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, é preciso achar um caminho que viabilize a finalização da obra. O vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilson Nunes, ressaltou que, para Cachoeirinha, a obra precisar ter solução. “Se a concessão for a alternativa, vamos apoiar”, afirmou. O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, destacou que é preciso saber quanto da obra está concluída e o percentual ainda pendente. “Hoje a população paga muito mais que o custo de um pedágio para transitar na 118, com valores e com vidas”.

 

Também participaram do encontro os prefeitos de Nova Santa Rita, Margarete Ferreti; Eldorado do Sul, Sergio Munhoz; Santo Antônio da Patrulha, Paulo Bier; Sapucaia do Sul, Vilmar Balin; além dos vice-prefeitos de Canoas, Beth Colombo; de Guaíba, Rogério Souza; e representantes de Alvorada.