Presidente da Granpal participa do Seminário Internacional de Gestão Metropolitana em Curitiba

Presidente da Granpal participa do Seminário Internacional de Gestão Metropolitana em Curitiba

O prefeito de Gravataí e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Marco Alba, foi palestrante no Seminário Internacional sobre Governança Metropolitana, promovido pelo Governo do Estado do Paraná e Secretaria do Desenvolvimento Urbano e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

O evento iniciou quinta-feira (22), com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e encerra esta sexta-feira (23). A programação é voltada para os gestores públicos que atuam nas regiões metropolitanas de todo o Brasil, com o presidente da Granpal representando a Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram debatidas experiências nacionais e internacionais na gestão metropolitana, além dos financiamentos e instrumentos de desenvolvimento regional integrado.

Marco Alba falou sobre a atuação da Granpal e destacou as soluções inovadoras do Consórcio Metropolitano, como a licitação compartilhada para aquisição de medicamentos, que reduziu, no mínimo, 25% dos valores que eram pagos. “O que a Granpal, o Consórcio Metropolitano e o Conselho Deliberativo Metropolitano têm feito é criar laços com as gestões locais para obter soluções regionais integradas”, relatou.

O seminário teve a participação da canadense Enid Slack, diretora do Instituto Municipal de Finanças e Governança (IMFG), especialista na área de gestão pública que presta consultoria sobre finanças municipais e governança em vários países. Também participaram do evento especialistas do BID como Francisca Rojas e André Munoz e também Manuel Baltar (governador da região da Galícia, Espanha).

Além do presidente da Granpal, foram ministradas palestras de representantes das regiões metropolitanas de São Paulo (Rovena Ferreira), Minas Gerais (Gustavo Medeiros), Florianópolis (Cassio Taniguchi), Grande Vitória (Andrezza Vieira) e Curitiba (Omar Akel).