Municípios da Granpal recebem Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet

Municípios da Granpal recebem Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet

Três prefeituras da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) receberam terça-feira, 20 de outubro, o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Canoas, Gravataí e Porto Alegre ganharam o diploma e o selo digital, que são um reconhecimento pelas práticas adotadas pelo Executivo Municipal em cumprimento às Leis de Acesso à Informação (LAI) e de Responsabilidade Fiscal.

“O objetivo desta iniciativa é estimular os gestores a cumprir as exigências ligadas à transparência e ao aperfeiçoamento de seus processos de comunicação com a sociedade, além de assegurar ao cidadão a possibilidade de participação ativa no controle da administração pública”, disse o presidente do TCE-RS, Cezar Miola.

 

Canoas

A Prefeitura de Canoas avançou da sétima para a terceira posição no ranking geral dos poderes Executivos gaúchos no prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. No dia 9 de dezembro do ano passado, Dia Internacional contra a Corrupção, o prefeito Jairo Jorge lançou o novo layout do Portal da Transparência, com um perfil digital mais atrativo. A busca de dados ficou mais fácil nos 18 acessos diferenciados, desde os salários de todos os servidores, receitas e despesas, até a avaliação das metas do governo.

Conforme a controladora-adjunta de Canoas, Tatiana Carpter, o Portal da Transparência, que também ganhou selo digital do TCE, é uma das dez ferramentas do Sistema de Transparência e Ética de Canoas, que possibilita ao cidadão exercer um controle social efetivo das ações públicas. “O prêmio consolida o trabalho desenvolvido para, estreitar, cada, vez mais, nossa relação com a comunidade”, afirma.

 

Gravataí

Gravataí conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo. Conforme o prefeito Marco Alba, presidente da Granpal, a premiação é um reconhecimento pela gestão e transparência adotadas pela Administração Municipal. “O Prêmio de Transparência reconhece as práticas implementadas desde o início de nossa gestão. Temos certeza de que essa é a única forma de tornarmos as ações da Prefeitura de conhecimento do cidadão”, destacou o prefeito.

Marco Alba ressaltou ainda, que o Portal da Transparência pode ser acessado de qualquer local pela população gravataiense. “Fomos reconhecidos por critérios como os relatórios de gestão fiscal, a transparência nos processos de licitação e também a atualização constante dos dados do Portal da Transparência. Temos orgulho em representar o primeiro governo de Gravataí que trabalha desta forma”, declarou o prefeito.

 

Porto Alegre

O Portal Transparência da Prefeitura de Porto Alegre conquistou o primeiro lugar do prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). A Capital atingiu a melhor pontuação no ranking entre os 497 municípios gaúchos. O prefeito José Fortunati recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo digital e diploma de reconhecimento em cerimônia que ocorreu no Ministério Público do Estado.

“Porto Alegre tem radicalizado a transparência. Todas as informações possíveis nós colocamos à disposição do contribuinte para que ele tenha a confiança de que o dinheiro público será bem aplicado em Porto Alegre”, comemorou o prefeito José Fortunati, ao lado do coordenador técnico do Portal Transparência, Silvio Zago.