Outubro Rosa terá mês dedicado a atividades de prevenção em Gravataí

Outubro Rosa terá mês dedicado a atividades de prevenção em Gravataí

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Gabinete da Primeira-dama, em parceria com a Casa Lilás e a Liga de Combate ao Câncer, com o apoio do Sindilojas e do Shopping Gravataí, lançaram nesta quinta-feira (1º), no Sindilojas, a programação de atividades do Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama.

Durante o evento, o prefeito Marco Alba destacou a política de prevenção na área da saúde, adotada pela Administração Municipal. “Escolhemos priorizar a saúde, juntamente com a educação e a assistência social no nosso Governo. As atividades do Outubro Rosa possuem justamente esse caráter preventivo, de cuidar das pessoas e primar pela promoção da saúde; este mês de forma especial com a saúde da mulher”, ressaltou o prefeito.

Marco Alba agradeceu sua mulher pelo empenho nas questões sociais. “A Patrícia tem sido uma companheira que vem me ensinando muito, principalmente nas questões relativas a mulher. Esta ação mostra a sua preocupação e o amor ao próximo”, acrescentou o prefeito.

O secretário municipal da Saúde, Jones Martins, compartilhou que durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas ações nas Unidades de Saúde do município que serão finalizadas com o Desfile das Vitoriosas. “Serão inúmeras atividades, encaminhamentos para exame de mamas na rede básica, agendamento de mamografias, dentre outras ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados para o diagnóstico precoce”, afirmou o secretário.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), somente em 2012, cerca de 1,67 milhão de casos novos da doença foram detectados em todo o mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres.

A primeira-dama Patrícia Bazotti Alba agradeceu ao prefeito Marco Alba, pois é graças ao seu incentivo que todos estão reunidos em torno desta causa. Segundo Patrícia, o Governo tem como “projeto cuidar das pessoas, com foco na área social”.

Patrícia enalteceu a importância da realização do exame das mamas feito por profissionais e da mamografia como instrumentos do diagnóstico precoce. “O câncer de mama, quando descoberto no início, tem grandes chances de cura. Queremos que a informação chegue a todas as mulheres para que elas mantenham os exames em dia, zelando pela saúde. Agradeço aos parceiros e em especial ao secretário Jones Martins, por auxiliar-nos a realizar o Desfile das Vitoriosas, valorizando desta forma as mulheres que venceram a luta pela vida”, destacou Patrícia.

O representante da Liga de Combate ao Câncer, o médico Marcelo Leone, observou que estava positivamente surpreso pelo que estava vendo aqui. “A Liga foi criada a 12 anos e nunca fomos chamados como atualmente. Vamos fazer em 2015 um marco em Gravataí alertando as mulheres sobre o câncer de mama”, referiu Leone.

Segundo o médico, nunca tantas forças estiveram unidas em torno de um único assunto, que é o de alertar as mulheres sobre as atitudes que devem ser tomadas para prevenir e vencer esta doença. “Diagnóstico precoce e o autoexame é um dos segredos para se combater o câncer de mama”, diagnosticou o médico.

O presidente do Sindilojas José Rosa revelou que vem cumprindo com o seu dever, que é o de integrar a sociedade gravataiense. “É muito bom ver tantas pessoas reunidas em torno desta causa, que vem ceifando a vida de mulheres pelo mundo afora”, disse o presidente.

A superintendente do Shopping Gravataí, Gislaine Costa, convidou os presentes para comparecerem ao Shopping no dia 28 de outubro para participarem do Desfile das Vitoriosas. “Enquanto mulher apoio esta iniciativa que tem na primeira-dama sua grande incentivadora”, finalizou Gislaine.

Participaram do encontro os secretários municipais de Obras Públicas (SMOP) Paulo Martins; Administração (Smad), Luiz Zaffalon; da Educação (Smed), Sonia Oliveira; Governança Comunitária (SGCOM), Alan Vieira; Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Rafael Evaldt; Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Luciane Ferreira; a Chefe de Gabinete Sandra Daucin, a diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), Fernanda Fraga; a assessora de Políticas Públicas para a Mulher Márcia Carvalho e os vereadores Paulinho da Farmácia e Fred Pinho.

 

Desfile das Vitoriosas

Este ano, em uma iniciativa inédita, a Prefeitura realizará o primeiro desfile de moda em prol da conscientização sobre o câncer de mama. Segundo o secretário municipal da Saúde, Jones Martins, a ação surgiu a partir da política de prevenção e promoção da saúde adotada pela Administração Municipal. “Por ser o mês de outubro, aquele destinado aos cuidados com a saúde das mulheres, em especial ao combate ao câncer de mama, a Prefeitura, em parceria com o Sindilojas e o Shopping Gravataí, realizam o primeiro Desfile das Vitoriosas, onde as modelos serão mulheres que já tiveram câncer de mama e superaram a doença”, explicou Jones.

Conforme Jones assim como a Corrida Contra a Hepatite, o Desfile das Vitoriosas é um movimento que visa chamar a atenção para o câncer de mama com o objetivo de evitá-lo através da prevenção, que se dá através do exame das mamas e da mamografia. 

De acordo com a primeira-dama do município, Patrícia Bazotti Alba, o evento, que será aberto ao público, tem como pano de fundo a luta e a conscientização da doença e consequente promoção da saúde feminina. “O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que somente em 2015, mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres, por isso é preciso investir em políticas públicas de conscientização e prevenção da doença”, aponta a primeira-dama.

 

O que é o Outubro Rosa?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta iniciativa, que tem como objetivo a prevenção da doença através da conscientização.

A ação começou nos Estados Unidos, na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

 

O que é o Câncer de Mama?

O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil óbitos por ano. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que somente em 2015, mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados no Brasil com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

 

Confira a programação do Outubro Rosa:

10/10 das 8h às 17h – UBS Centro

Mutirão de coleta de CP em parceria com a Liga do Câncer.

 

14/10 – USF Parque dos Anjos

A partir das 8h30min – Oferta de coleta de CP e testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatites); oficina com assistente social e ginecologista sobre câncer de mama e câncer de colo de útero;

A partir das 13h30min – Momento Beleza; dinâmica com educador físico; participação da equipe da casa Lilás; Patrulha da BM/Maria da Penha.

 

14, 15 e 16/10 – USF Águas Claras

.13h – Distribuição de requisição para mamografia às mulheres acima de 40 anos;

Coleta de CP por ordem de chegada e livre demanda.

 

17/10 das 8h às 17h – UBS São Judas Tadeu

Mutirão de coleta de CP em parceria com a Liga do Câncer.

 

22/10 das 10h às 17h – Praça Borges de Medeiros

Atividades educativas de prevenção voltadas à saúde da mulher.

 

24/10 das 8h às 17h – UBS Cohab A

Mutirão de coleta de CP em parceria com a Liga do Câncer.

 

Mês de outubro – UBS Centro

Sala de espera com assuntos referentes ao câncer de mama;

Distribuição de requisição para mamografia às mulheres acima de 40 anos;

Aumento da oferta de vagas para coleta de CP;

Incentivo para realização de testes rápidos (Sífilis, HIV e Hepatites);

 

27/10 às 14h – Grupo de Gestantes

28/10 às 13h – USF Cohab C

Oficina de Beleza e Mutirão de ações (coleta de CP, oferta de

testagem rápida de Sífilis, HIV e Hepatites).

 

Mês de outubro – USF Nova Conquista

Salas de espera diárias no início da manhã e tarde com o Médico de Família e Comunidade e Agentes Comunitários da Saúde sobre prevenção do Câncer de Mama e cuidados Saúde da Mulher; vídeos sobre prevenção do Câncer de Mama;

 

Todas as segundas do mês de outubro, às 13h, será feita coleta de preventiva por ordem de chegada; 30/10 – A partir das 8h – Coleta de CP por ordem de chegada; entrega de informativos sobre prevenção do Câncer de Mama e frases surpresas motivacionais.