Prefeitos da Granpal fazem mobilização contra crise nos municípios

Prefeitos da Granpal fazem mobilização contra crise nos municípios

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) debateram ações para integrar o Movimento do Bolo. Proposta pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a iniciativa busca chamar a atenção para a crise financeira das cidades gaúchas. 

O Movimento do Bolo faz alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, apenas 18% dos recursos das arrecadações são destinados aos cofres municipais. Os 82% restantes são divididos entre a União (57%) e os estados (25%).

Esta sexta-feira (25), a partir das 8 horas, as prefeituras da Região Metropolitana se mobilizarão em seus municípios e, depois, irão a Porto Alegre. Às 10h, ocorrerá uma ação integrada no paço da Capital. “Há 30 anos, a Granpal trabalha para melhorar a vida das cidades. Defendemos o município forte e queremos nossa população fora da crise. Queremos mais recursos para garantir um atendimento de qualidade para nossa gente”, defende o presidente da Granpal e prefeito de Gravataí, Marco Alba.

Participaram da reunião ordinária: Marco Alba; coordenador geral da Famurs, Márcio Espíndola; prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier; prefeito de Viamão, Valdir Bonatto; prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz; prefeito de Guaíba, Henrique Tavares; vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilson Nunes; vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo; vice-prefeito de Guaíba, Carlos Rogerio de Souza; vice-prefeito de Sapucaia, Arlenio da Silva; assessor de gabinete de Esteio, Marcelo Azevedo; chefe de gabinete do vice-prefeito de Porto Alegre, Gil Almeida; secretário-adjunto de governança de Porto Alergre, Carlos Siegle; e representantes da Prefeitura de Porto Alegre Roberto Girardi e Marlise Fernandes.