Prefeitos da Granpal fazem mobilização contra crise nos municípios

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) debateram ações para integrar o Movimento do Bolo. Proposta pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), a iniciativa busca chamar a atenção para a crise financeira das cidades gaúchas. 

O Movimento do Bolo faz alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, apenas 18% dos recursos das arrecadações são destinados aos cofres municipais. Os 82% restantes são divididos entre a União (57%) e os estados (25%).

Esta sexta-feira (25), a partir das 8 horas, as prefeituras da Região Metropolitana se mobilizarão em seus municípios e, depois, irão a Porto Alegre. Às 10h, ocorrerá uma ação integrada no paço da Capital. “Há 30 anos, a Granpal trabalha para melhorar a vida das cidades. Defendemos o município forte e queremos nossa população fora da crise. Queremos mais recursos para garantir um atendimento de qualidade para nossa gente”, defende o presidente da Granpal e prefeito de Gravataí, Marco Alba.

Participaram da reunião ordinária: Marco Alba; coordenador geral da Famurs, Márcio Espíndola; prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier; prefeito de Viamão, Valdir Bonatto; prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz; prefeito de Guaíba, Henrique Tavares; vice-prefeito de Cachoeirinha, Gilson Nunes; vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo; vice-prefeito de Guaíba, Carlos Rogerio de Souza; vice-prefeito de Sapucaia, Arlenio da Silva; assessor de gabinete de Esteio, Marcelo Azevedo; chefe de gabinete do vice-prefeito de Porto Alegre, Gil Almeida; secretário-adjunto de governança de Porto Alergre, Carlos Siegle; e representantes da Prefeitura de Porto Alegre Roberto Girardi e Marlise Fernandes.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clique e saiba mais.