Granpal define apoio ao Governo do Estado no ajuste fiscal

Granpal define apoio ao Governo do Estado no ajuste fiscal

Em encontro realizado na útlima quinta-feira (3), durante assembleia geral, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), debateram a proposta de Ajuste Fiscal enviada pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa. Na ocasião, o presidente da Granpal e prefeito de Gravataí, Marco Alba, coordenou os trabalhos. Em seguida, os representantes do Executivo das cidades da Região Metropolitana estiveram no encontro da Famurs, também realizado dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 38ª Expointer.

 

“A medida é necessária para os municípios. A elevação da alíquota de ICMS transmite os atuais 17% para 18%. Não aumentar os impostos pode ser muito mais grave do que a elevação necessária proposta pelo Governo do Estado. É preciso colocarmos a razão à frente do debate”, declarou Marco Alba.

 

O prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, destacou que “a sociedade do Rio Grande do Sul precisa entender e apropriar-se dos efeitos da crise, para juntos minimizarmos os reflexos”. Já o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ressaltou que o “preço social que pagamos é necessário”.

 

Assembleia da Famurs

Durante o encontro da Famurs, realizado ao longo da durante, o presidente Marco Alba falou sobre o apoio. “A discussão precisa ser sobre o retorno que a população recebe. Não é o tributo o problema, mas sim a prestação de serviços. Precisamos debater a estrutura pública e elevar os serviços prestados pelos municípios”, destacou o prefeito.

 

Presenças

Estiveram presentes os prefeitos de Esteio, Gilmar Rinaldi, e o vice Fladimir Costella (Costelinha); Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; Arroio dos Ratos, José Carlos Azeredo; Charqueadas, Davi Souza; Nova Santa Rita, Margarete Ferreti; Canoas, Jairo Jorge; Alvorada, Sérgio Bertoldi (Serginho); o representante da Prefeitura de Porto Alegre, Gil Almeida; além do diretor executivo do Consórcio Metropolitano, Paulo Garcia.