Gestores de cultura reúnem-se na Granpal

Gestores de cultura reúnem-se na Granpal

Em encontro realizado na tarde desta terça-feira, 18, na sede da Granpal, os dirigentes de cultura dos municípios da associação reuniram-se em assembleia mensal. A audiência do CODIC/Granpal, coordenada pela diretora-presidente da Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí (Fundarc), Fernanda Fraga, teve participação da representante da Regional Sul do Ministério da Cultura (MinC), Leila Rosso Betim.

 

“Temos certeza de que a parceria entre os municípios nos permitirá construir ações conjuntas na área da cultura”, destacou Fernanda. A coordenadora agradeceu a presença dos secretários municipais de cultura de Porto Alegre, Roque Jacoby, e de Viamão, Joel Cavalheiro, no encontro.

 

A assessora técnica do MinC Leila Rosso Betim representou a chefe da Regional Sul do órgão, Margarete Moraes. Leila ressaltou que é essencial o fortalecimento da cultura nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. “É essencial que ações de cultura local, territorial, sejam priorizadas para fortalecer a produção local”, disse. Ainda conforme a técnica, o MinC estimula a criação de consórcios locais e ações regionalizadas, de forma a trazer benefícios conjuntos para os municípios.

 

O secretário de Porto Alegre, Roque Jacoby, frisou a importância da união entre os gestores de cultura. “É preciso que a cultura trabalhe com união, para o benefício das pessoas que vivem em nossas cidades”, finalizou.

 

 

O grupo deve voltar a se reunir em encontro no mês de setembro.