Prefeito de Santo Antônio da Patrulha assume presidência da Granpal

Prefeito de Santo Antônio da Patrulha assume presidência da Granpal

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) realizou, nesta sexta-feira (11), a cerimônia de troca do comando da entidade. Na solenidade, realizada durante almoço na 2ª ExpoSAP, em Santo Antônio da Patrulha, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, passou o comando para o prefeito patrulhense, Paulo Roberto Bier. Fazem parte da nova diretoria da Granpal os prefeitos de Gravataí, Marco Alba (primeiro vice-presidente), de Arroio dos Ratos, José Carlos de Azeredo (segundo vice-presidente), de Viamão, Valdir Bonatto (secretário), e de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin (tesoureiro).

Antes da assinatura do termo de posse, Gilmar apresentou um breve resumo das atividades da Granpal durante a gestão. Ele destacou a compra de medicamentos compartilhada, que representou uma economia de torno de 30% para os municípios que aderiram aos pregões. “Somente Viamão economizou R$ 200 mil”, exemplificou. O prefeito esteiense falou da importância da soma de esforços dos chefes de executivos de toda a região para conquistar obras e projetos. “Um município sozinho tem uma força política. Já 14 municípios, que é o número de associados da Granpal, juntos, têm muito mais força e mais potência”, destacou. Gilmar ainda agradeceu aos empregados contratados da Granpal e aos servidores da Prefeitura de Esteio que durante o ano trabalharam de forma voluntária para a entidade. O chefe do Executivo de Esteio lembrou, ainda, durante sua fala, do dia de mobilização nacional de prefeitos que está sendo realizado em milhares de cidades do Brasil neste dia 11 de abril. “Desde 1988, com a nova Constituição, os municípios ampliaram suas atribuições, mas não houve um aumento de repasses da União na mesma proporção. Felizmente, temos grandes parcerias com o Governo Federal, atualmente, mas também precisamos de recursos para as contrapartidas”, citou.

Em seu discurso, o novo presidente da Granpal, Paulo Bier, elogiou o trabalho feito na última gestão e afirmou que a ideia de união entre as cidades será mantida. “Tomamos posse hoje de uma das mais representativas e importantes associações de cidades do Rio Grande do Sul, com quase 30 anos de importantes serviços. As demandas dos 14 municípios da Granpal representam, de certa forma, as demandas do Estado inteiro. Precisamos, assim como outras organizações representativas, a exemplo de Metroplan e Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, de políticas públicas diferenciadas tanto do Governo Estadual, quanto do Governo Federal”, afirmou.

Bier aproveitou a presença dos deputados federal Renato Molling e estadual Mano Changes para reivindicar mudanças nas leis para fortalecer os municípios. “Na Câmara Federal, no Senado e na Assembleia Legislativa podem ser feitas transformações importantes para que possamos prestar melhores serviços às nossas populações”, disse.

 

Reunião no gabinete

Antes da solenidade de posse, o novo presidente da Granpal recebeu em seu gabinete os prefeitos Gilmar Rinaldi (Esteio), Marco Alba (Gravataí), José Carlos Garcia de Azeredo (Arroio dos Ratos) e Vilmar Ballin (Sapucaia do Sul), além do vice-prefeito de Glorinha, Leopoldo Bueno Neto, para uma troca de experiências em diferentes áreas da administração municipal. Na saída, os prefeitos posaram para uma foto em frente à faixa em alusão à mobilização nacional de prefeitos que pede mais recursos para os municípios.

 

 

Nova diretoria da Granpal

Presidente – Paulo Roberto Bier – Prefeito de Santo Antônio da Patrulha

1º vice-presidente – Marco Alba – Prefeito de Gravataí)

2º vice-presidente – José Carlos de Azeredo – Prefeito de Arroio dos Ratos

Secretário – Valdir Bonatto – Prefeito de Viamão

Tesoureiro – Vilmar Ballin – Prefeito de Sapucaia do Sul

 

Conselho Fiscal

Titulares

Gilmar Rinaldi – Prefeito de Esteio

Sergio Maciel Bertoldi – Prefeito de Alvorada

Sérgio Munhoz – Prefeito de Eldorado do Sul

 

Suplentes

José Fortunati – Prefeito de Porto Alegre

Margarete Simon Ferretti – Prefeita de Nova Santa Rita