Ciclo Humani-Dades debate cidades inovadoras em Viamão

Ciclo Humani-Dades debate cidades inovadoras em Viamão

A edição de Viamão do Ciclo Humani-Dades, promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), teve como tema Cidades Inteligentes, Cidades Inovadoras. O debate foi realizado na tarde desta quinta-feira (20), no auditório do Sesc viamonense, e contou com palestras sobre inovação e experiências de uso de tecnologia na gestão pública.

“Este é o momento para discutir a modernização da gestão. Precisamos utilizar as ferramentas que a tecnologia nos oferece para superar a burocracia em nossas administrações”, afirmou o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi.

“O Poder Público precisa se aproximar da iniciativa privada quanto ao uso das tecnologias para a gestão. Isso vai nos permitir ser mais transparente e ajudará a investir melhor os poucos recursos que temos disponíveis”, comentou o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto.

“O uso de tecnologias na gestão pública gera economia, qualifica a administração e permite uma arrecadação mais correta. Mas precisamos capacitar os funcionários para que eles façam o melhor uso dos sistemas”, apontou o chefe do executivo de Alvorada, Sérgio Maciel Bertoldi (Professor Serginho).

O Ciclo Humani-Dades da Granpal tem como propósito a compreensão das cidades enquanto espaços humanizados para os cidadãos, com seus desafios, problemas e mazelas, mas, ao mesmo tempo, com potencialidades, belezas e conquistas do espírito empreendedor humano. O ciclo abre o debate sobre os problemas, desafios e perspectivas das cidades no século XXI, com uma abordagem moderna, interativa, transversal e prática, centrada no ser humano e pautada na justiça social e ambiental.