Granpal abre 2014 com apresentações de novas tecnologias para habitação e asfalto, e orientações sobre orçamento

Granpal abre 2014 com apresentações de novas tecnologias para habitação e asfalto, e orientações sobre orçamento

A primeira reunião de prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) de 2014 foi realizada nesta quinta-feira (16), na sede da entidade, em Porto Alegre. O encontro teve a mostra de propostas de inovação para a construção de habitações populares, manutenção do asfalto e apontamentos sobre o orçamento da União para 2014.

Uma empresa apresentou um método de construção diferenciado que permite diminuir o tempo para entrega de moradias para o programa Minha Casa, Minha Vida. Feito com estruturas que chegam prontas para serem encaixadas no local da obra, ele permite um rápido período de montagem, reduz desperdício, entre outras vantagens.

Uma máquina para a prestação de serviço para manutenção de vias das cidades, geralmente chamadas de Operação Tapa-Buracos, também foi mostrada aos prefeitos na reunião. O equipamento só precisa de um operador e pode agilizar o fechamento de rachaduras no asfalto, bem como a realização de ações preventivas de melhorias na pavimentação.

A reunião teve, ainda, orientações sobre como os municípios podem aproveitar melhor recursos disponíveis pelo Governo Federal no orçamento da União para 2014.

 

Reunião do Conselho Deliberativo Metropolitano também foi realizada na quarta-feira

O Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM) teve sua reunião antes do encontro dos prefeitos da Granpal, e contou com a participação dos secretários estaduais do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato.

A pauta teve apresentação da Metroplan sobre o acordo de cooperação técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (Pitmurb), de proposta para elaboração do Plano Estratégico da Região Metropolitana, sobre a oficina de Uso do Solo e Anuência Prévia, o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e um informe sobre a viagem realizada a Portugal e Espanha sobre mobilidade urbana, principalmente com exemplos das cidades de Lisboa, Madri e Barcelona.

O grupo ainda definiu a pauta para a 4ª Reunião Ordinária do Pleno do CMD, que está marcada para o dia 6 de fevereiro.

 

 

Granpal realiza debate sobre democracia e os meios de comunicação

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal) dará sequência, na próxima quarta-feira (22), às atividades do Ciclo Humani-dades, um conjunto de palestras e debates sobre diferentes e importantes assuntos para os municípios representados pela entidade. O tema do próximo encontro, que será realizado em paralelo ao Fórum Social Mundial Temático, a partir das 14h30min, na sede da Granpal (Av. das Indústrias, 469, sala 101 – São João, Porto Alegre) será “Democracia e os Meios de Comunicação.

Além do prefeito de Esteio e presidente da Granpal, Gilmar Rinaldi, participarão do evento, como painelistas, o jornalista e presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder; o presidente da Fundação Cultual Piratini, Pedro Luiz da Silveira Osório; e o diretor do Instituto AlterBrasil, Paulo Petri.

As inscrições são gratuitas, e devem ser realizadas através do link www.granpal.com.br/humanidades.

 

Sobre o Ciclo Humani-dades

Com o objetivo de compreender o funcionamento das cidades, o Ciclo Humani-dades tem uma abordagem centrada no ser humano e pautada na justiça social e ambiental, com suas fragilidades e potenciais. Os encontros, que serão realizados mensalmente até abril de 2014, são promovidos pela Granpal, associação sem fins econômicos, que busca ampliar o diálogo entre os municípios, promovendo a cooperação e o alcance de soluções para problemas comuns. Integram a Granpal os seguintes municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre: Alvorada, Arroio dos Ratos, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.