Granpal realiza seminário sobre saúde e reunião com prefeitos para tratar de novo aeroporto

Granpal realiza seminário sobre saúde e reunião com prefeitos para tratar de novo aeroporto

A Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e a Prefeitura de Canoas realizaram, nesta quinta-feira (26), mais uma etapa do Seminário do Ciclo Humani-dades. “Cidades Inovadoras e as Novas Tecnologias para a Saúde Pública” foi o tema do evento realizado no auditório Santiago Dantas, do Centro Universitário Ritter dos Reis. 

“Precisamos pensar a saúde de forma integrada e precisamos criar uma rede metropolitana para a troca de experiências, debates e solução dos problemas”, destacou, na abertura do evento, o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi. Anfitrião do encontro, o prefeito canoense e presidente do Conselho Deliberativo Metropolitado, Jairo Jorge, refletiu sobre a importância de aprofundar os temas que preocupam e precisam de respostas para as novas perguntas que surgem. “A saúde pública precisa ser inovada, com novos métodos, procedimentos e novas formas de acolher o cidadão. Este é o desafio, principalmente à Granpal”, afirmou.  

Durante todo o dia, autoridades e especialistas no assunto saúde debateram o tema. Pela manhã, o painel, coordenado por Gilmar Rinaldi, abordou a modernização na área da saúde. À tarde os painelistas falaram sobre experiências e desafios na gestão da saúde.

O Ciclo Humani-dades, promovido pela Granpal, tem como concepção a compreensão das cidades enquanto espaços humanizados e propõe realizar debates que propiciem uma abordagem transversal e prática sobre os problemas, desafios e perspectivas das cidades no século XXI. 

Reunião de prefeitos

Durante o Seminário, prefeitos que fazem parte da entidade participaram de uma reunião, realizada no Canoas Parque Hotel. No encontro, o consultor Maurênio Stortti apresentou um projeto de modelagem para o Aeroporto 20 de Setembro, projeto aprovado pelo Governo do Estado e que deve ser construído entre Portão e Nova Santa Rita. Pelo estudo realizado pela M. Stortti Consultores Associados a melhor forma de executar o projeto é realizar uma parceria público-privada desde o início das obras para, depois de o aeroporto ser construído, passar a gestão para uma empresa privada. De acordo com Stortti, isso aceleraria a captação de recursos. O estudo será analisado pelos prefeitos e será encaminhado para o Governo do Estado, se for aprovado. “Seria o primeiro aeroporto, no Brasil, com essa modelagem. Temos bons exemplos nesta linha, como dos aeroportos de Madri e Amsterdã” , exemplificou o consultor.

Na reunião, foram apresentados aos prefeitos o resultado do pregão eletrônico para a compra de medicamentos realizado em julho pela entidade e pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada da Região Carbonífera (Ciga). A compra compartilhada representou 37% de redução nos preços dos medicamentos, se comparado aos praticados pelo mercado. Ao todo, foram 310 itens licitados; destes, 238 foram contratados (novo pregão será realizado para a compra dos demais itens). O consórcio representa o segundo principal cliente públicos do Brasil, chamando a atenção da indústria farmacêutica que representou 68% dos fornecedores. A partir de segunda-feira (30), os municípios que participaram da compra poderão empenhar os medicamentos solicitados.
No final do encontro, o secretário-adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Delmar Sittoni, falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) elencados pela ONU. A ideia é fazer um seminário em parceria com a Granpal para abordar os oito objetivos e como os municípios podem fazer para contribuir para alcançá-los. 

Inauguração da UPAA

primeira atividade do Seminário foi a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas  Carlos Loreno Giacomazz, no Bairro Guajuviras, em Canoas. Com a inauguração, a população canoense conta com seis UPAs, o que destaca Canoas como o município com o maior número de unidades de pronto atendimento no Rio Grande do Sul. 

Próximos debates do Ciclo Humani-dades

Data: 30 de outubro 
Cidade: Sapucaia do Sul
Assunto: Mobilidade Urbana e Acessibilidade

Data: 13 de novembro 
Cidade: Alvorada
Tema: Educação

Data: 13 de dezembro 
Cidade: Viamão
Tema: Cidades Inteligentes, Cidades Inovadoras