Revista Metropolitana estimula debate de Políticas Públicas municipais

Revista Metropolitana estimula debate de Políticas Públicas municipais

                Numa solenidade que reuniu autoridades municipais e estaduais na sede da GRANPAL, foi lançada nesta quinta-feira -12 de setembro – a Revista Metropolitana. A publicação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana vai socializar conteúdos importantes para a orientação de políticas públicas em diversos setores da vida dos municípios. A primeira edição aborda as estratégias e programas de prevenção à violência no ambiente escolar, já experimentados em diversas cidades do Brasil e as possibilidades de transformar os estudantes em protagonistas de ações comunitárias de construção de relações pacíficas.

                O Presidente da GRANPAL, Gilmar Rinaldi, disse que as escolas não necessitam da presença de policiais militares, mas oficinas e atividades que preparem os jovens para enfrentar a criminalidade, que preocupa os pais e as comunidades. O dirigente afirmou que a Revista Metropolitana pretende contribuir na qualificação das gestões municipais para construir cidades melhores, a partir de ações conjuntas, integradas e compartilhadas. Rinaldi entregou o primeiro exemplar da revista ao Secretário do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Motta, para ser repassado ao Governador Tarso Genro.

                Motta afirmou que o momento é da comunicação e de um debate profundo dos temas de interesse do cidadão. “Tenho certeza que a Revista Metropolitana vai proporcionar um debate qualificado, para que as políticas públicas tenham efetividade. O conteúdo é fundamental para que a discussão política que favoreça escolhas adequadas”. Os prefeitos e demais autoridades presentes ao ato elogiaram a iniciativa da publicação e a contribuição que ela dará para qualificar as gestões municipais. O assessor legislativo da Prefeitura de Porto Alegre, Gil Almeida, disse que “esse é um dia histórico com o lançamento da Revista Metropolitana”.

                Durante a solenidade, foi assinado entre a GRANPAL e o Governo do Estado um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de pesquisa para investigar os fatores desencadeadores da violência e identificar as ações passíveis de execução no ambiente escolar e nas comunidades. Também foi assinado um convênio entre a GRANPAL e a Associação de Municípios do Litoral Norte para o desenvolvimento de ações conjuntas. A primeira atividade vai apoiar a compra conjunta de medicamentos.

Veja nossa Revista online: http://issuu.com/granpal/docs/revista_metropolitna_granpal_-_9_se