Presidente da Granpal lança pregão para compra de medicamentos

Presidente da Granpal lança pregão para compra de medicamentos

O presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (3), o pregão eletrônico para a compra compartilhada de medicamentos entre municípios que fazem parte da entidade e do Consórcio Intermunicipal de Gestão Ampliada da Região Carbonífera (Ciga). O evento foi realizado na sede da entidade, em Porto Alegre. “Estamos, com a realização desta segunda compra compartilhada, dando um importante passo para a qualificação da saúde em nossa região. Ao comprarmos em conjunto, economizamos recursos que podem ser aplicados em mais médicos, equipamentos e na prestação de melhores serviços para a população”, destacou Gilmar.

Serão licitados mais de 442 mil de unidades de 310 medicamentos diferentes, que serão compartilhados por 13 municípios da Granpal e outros cinco do Ciga. O procedimento, feito pelo site www.pregaobanrisul.com.br, pode representar uma média de 30% de redução nos preços. As empresas interessadas em participar podem cadastrar os medicamentos constantes no edital até o dia 17, mesma data em que as propostas serão abertas. Ao todo, serão investidos R$ 86,3 milhões na compra. A expectativa é de 30% de economia.

No primeiro pregão, quando foram comprados 92 itens, realizado em fevereiro e março do ano passado, foi atingida uma economia de 25% considerando as compras realizadas via consórcio frente ao que os municípios compravam de forma isolada. Alvorada, por exemplo, economizou 30% nas compras realizadas via consórcio. Esta redução média de 25% no valor dos medicamentos para as farmácias básicas das cidades foi possível através da união dos municípios e da eliminação de intermediários, propiciadas pelo consórcio.