Com representantes da França, Portugal e México, Granpal promove troca de experiências sobre governança metropolitana

Com representantes da França, Portugal e México, Granpal promove troca de experiências sobre governança metropolitana

Uma ampla troca de experiências sobre governança metropolitana foi promovida pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e pelo Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM) nesta segunda-feira (10), na sede da Granpal em Porto Alegre. O encontro, que reuniu prefeitos da Grande Porto Alegre, teve a participação de Celine Davieel, Danaly Chum e Antonio Aniese, representantes da Plaine Commune, uma associação de nove municípios da periferia de Paris, na França, que realiza projetos em comum para o desenvolvimento daquelas cidades. “Trabalhamos com planificação urbana, gestão de espaços públicos, reforma urbana, desenvolvimento econômico e com a possibilitação do acesso à cultura, entre outros temas”, explicou Celine.

Na abertura do encontro, o prefeito de Esteio e presidente da Granpal, Gilmar Rinaldi, e o prefeito de Canoas e presidente do CMD, Jairo Jorge, explicaram o funcionamento das duas entidades e o trabalho que realizam para a solução dos problemas comuns aos municípios da Grande Porto Alegre. Além da delegação francesa, a reunião contou com a presença de Clara Brugada e Rocia Lambera, de Iztapalapa (México); e dos representantes de Setubal (Portugal) Carlos Rabacal e Euzébio Candeias. Eles também falaram sobre as experiências de suas cidades e elogiaram o trabalho realizado pela Granpal e CMD.

Para o prefeito Gilmar Rinaldi, o evento foi muito positivo pelo compartilhamento de experiências. “Tivemos aqui vários exemplos de que é necessário, cada vez mais, a união das cidades que pertencem a uma mesma região metropolitana para a solução de problemas que são comuns para todas as cidades. Só assim poderemos avançar”, destacou o prefeito esteiense.

A Plaine Commune é uma aglomeração urbana integrada por nove municípios da Região Metropolitana de Paris. Foi criada em 2000 com o propósito de elaborar e aplicar políticas públicas conjuntas para os municípios, como forma de otimizar e qualificar os serviços. A região possui uma população de 403.833 habitantes (2012) e está localizada no Departamento de Seine-Saint Denis, na Região de Ilê de France, na França. Em 12 anos de atividade, a Plaine Commune realizou mais de 300 projetos, sempre visando o desenvolvimento equilibrado e solidário das cidades participantes e daquelas que fazem limite com ela. A atuação da entidade está focada em quatro pilares: desenvolvimento urbano, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e desenvolvimento humano.