Reunião da Granpal trata de mobilidade urbana, prevenção a enchentes e criação de usina de asfalto, entre outros temas

Reunião da Granpal trata de mobilidade urbana, prevenção a enchentes e criação de usina de asfalto, entre outros temas

Prefeitos e representantes das cidades que compõe a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) participaram, na manhã desta quinta-feira (16), da reunião mensal na sede da entidade, em Porto Alegre. 

Na primeira pauta do encontro, o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, falou sobre ações que o órgão estadual está planejando e realizando na região. Projetos de prevenção de desastres naturais como enchentes e as intervenções do PAC Mobilidade, que vai investir R$ 314,7 milhões em obras para qualificar a mobilidade em nove municípios da região. Os projetos do PAC, que estão sendo discutidos com as Prefeituras, serão divididos em dois eixos: Norte, que vai melhorar a ligação a integração dos corredores de transporte com o metrô (Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo) e Nordeste, com intervenções urbanas para melhorar a mobilidade (Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Porto Alegre). Escher também falou sobre o projeto de Bilhete único, que pretende integrar, num só passe, todo o sistema de transporte dos 21 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. O projeto, que está sendo montado, é semelhante ao usado na região da Grande Barcelona, na Espanha.

Durante a reunião, o presidente da entidade e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, falou sobre a proposta de um consórcio com os municípios da Granpal para a instalação de uma usina de asfalto. Ficou definido que Canoas, Alvorada e Gravataí, que possuem estruturas semelhantes, vão apresentar o modelo e o custo de suas usinas para que sejam definidos os próximos passos do projeto.

No encontro, foi formalizada a entrada do município de Arroio dos Ratos na entidade. O prefeito José Carlos Garcia de Azeredo falou que a entrada na Granpal representa uma nova oportunidade de aprendizado. “Entendemos que esse grupo é representativo e temos grandes expectativas de fazer parte da Granpal, para conhecermos novas experiências. O consórcio é uma ferramenta importante de apoio à gestão pública”, destacou José Carlos. 

Outro município que manifestou interesse em se associar à Granpal foi Charqueadas, representado na reunião pela procuradora Daniela Miranda.

Gilmar também convidou os municípios a participarem, no dia 24 de junho, de um seminário regional sobre políticas de prevenção às drogas. O evento será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A programação está sendo definida.

 

Encontro da Falp

A vice-prefeita de Canoas, Bete Colombo, aproveitou a reunião da Granpal para convidar para o 3º Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, a ser realizado entre os dias 11 e 13 de junho na Unilasalle, no Centro da cidade. Durante o encontro, serão debatidas alternativas para o desenvolvimento sustentável das metrópoles, com diferentes atividades. Além disso, uma ampla programação cultural fazem parte do evento. Antes de Canoas, as cidades de Nanterre, na França, e de Getafe, na Espanha, sediaram o Fórum. Mais informações e inscrições, gratuitas, no site www.falp2013.com.br.

 

Próximas atividades da Granpal 

Dias 21, 22 e 23 de maio, às 14h – Curso do Sebrae sobre compras públicas e as micro e pequenas empresas

Dia 22 de maio, às 10h – Reunião do Grupo de Trabalho (GT) sobre compra compartilhada de materiais escolares

Dia 22 de maio, às 14h – Reunião do GT sobre compra compartilhada de medicamentos

Dia 23 de maio, às 10h – Reunião do GT sobre resíduos sólidos

Dia 28 de maio, às 10h – Ato de início do pregão para compra de medicamentos (a ser definida)

Dia 20 de junho, às 8h30min – Reunião de prefeitos

Dia 24 de junho – Seminário sobre políticas de prevenção às drogas, no Parque Assis Brasil, em Esteio (programação sendo definida)

Dia 25 de julho – Seminário sobre meio ambiente e resíduos sólidos (programação sendo definida)

 

Grupos de Trabalho

GT Material de Procedimento Hospitalar

Alvorada, Arroio dos Ratos, Nova Santa Rita, Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha

GT Material Escolar

Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha

GT Resíduos Sólidos

Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão