Prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, toma posse no comando da Granpal

Prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, toma posse no comando da Granpal

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) tem nova diretoria. Na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, tomou posse como novo presidente da entidade que reúne 12 municípios e desenvolve ações conjuntas em diferentes áreas. Completam a mesa, o primeiro vice-presidente, Paulo Bier (prefeito de Santo Antônio da Patrulha), o segundo vice-presidente, Marco Alba (Gravataí) e o tesoureiro Vilmar Ballin (Sapucaia do Sul). Também foram empossados os integrantes dos conselhos

Durante a solenidade de posse, que contou com a presença do governador em exercício do Estado, Beto Grill, entre outras autoridades, Gilmar apresentou as prioridades que nortearão as ações da Granpal nos próximos 12 meses. Os assuntos de maior importância para a gestão foram definidos a partir da Agenda Metropolitana da entidade, que tem como temas Governança Regional, Desenvolvimento, Infraestrutura e Cidadania. Estes dois últimos tópicos serão priorizados, com a execução de metas e ações (veja abaixo). “Estamos assumindo mais uma tarefa. Nós, prefeitos, sabemos quanta coisa temos para fazer e só estamos aqui porque acreditamos neste trabalho, acreditamos que se agirmos de forma articulada podemos encontrar soluções para problemas que são comuns a nossas cidades”, destacou o novo presidente. “Precisamos trabalhar de forma organizada, com datas e cronogramas para atender às expectativas dos prefeitos, que acreditam que a Granpal é forte e importante para nossa região”, disse Gilmar Rinaldi.

O presidente recém-empossado aproveitou a presença de Beto Grill para entregar ao Governo do Estado dois documentos. Em um deles, a Granpal pede atenção especial ao projeto que prevê um sistema de videomonitoramento que integre os municípios da região, com imagens compartilhadas pelas forças de seguranças e pelos Municípios. O outro oficio solicita apoio para a criação de um consórcio para a implantação de uma usina regional de asfalto,o que baratearia os custos da produção e facilitaria a construção e recuperação de vias urbanas.

Em sua fala, o governador em exercício destacou a importância da Granpal e reafirmou a disposição  de continuar o trabalho em conjunto com os Municípios. “Nós precisamos trabalhar de uma maneira muito efetiva, pois nesta região se gera grande parte de riqueza de nosso estado e tem um população concentrada em pouco espaço territorial. Há questões que precisam ser tratadas de forma integrada, como, por exemplo políticas relacionadas às bacias hidrográficas. A Granpal é um instrumento que se impõe pela estrutura e conhecimento para desatar os nós e apontar as questões que precisam ser discutidas”, afirmou.

Antes da posse, o ex-presidente da Granpal e ex-prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, fez uma explanação das atividades realizadas durante o ano em que comandou a entidade. Brum destacou o consórcio criado para a compra compartilhada de medicamentos, que reduz o custo dos remédios para as prefeituras (média de 18%), a inclusão de Eldorado do Sul entre os municípios participantes da entidade, a assinatura de protocolo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a proposta de criação de conselho metropolitano da dengue.

Metas Granpal 2013/2014
Tema: Infraestrutura
Resíduos sólidos

  • Buscar unificação da legislação sobre resíduos sólidos, adequando-se a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos
  • Apoiar a elaboração de Planos Municipais de Resíduos Sólidos
  • Destinar de maneira correta resíduos especiais como pneus, lâmpadas, lixo eletrônico, entre outros
  • Conhecer o projeto do aterro de beneficiamento de Paulínia (SP)
  • Realizar seminário sobre coleta seletiva para troca de experiências e qualificação do processo

Gestão das bacias e prevenção a desastres

  • Instituir grupo de trabalho sobre bacias dos rios Gravataí e Sinos e dos arroios Feijó e Sapucaia, em cooperação com a Metroplan e a Fepam

Mobilidade

  • Participar do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM), a fim de tratar de assuntos como a ERS-010
  • Constituir grupo de trabalho sobre a ERS-118
  • Discutir com o Estado o projeto da Usina Regional de Asfalto

Tema: Cidadania
Educação

  • Promover ações que visem a qualificação da aprendizagem considerando as metas do IDEB
  • Instituir grupo de trabalho para aquisição de kits de material escolar (completo) de forma consorciada

Saúde pública 

  • Consórcio de medicamentos: lançar o 2º edital para compra consorciada de medicamentos em maio deste ano, visando ampliar a lista de itens
  • Instituir grupo de trabalho para abertura do 1º edital para compra consorciada de material de procedimentos, no 1º semestre de 2013
  • Instituir grupo de trabalho para abertura do 1º edital para compra consorciada de material odontológico, no 2º semestre de 2013.
  • Garantir repasse financeiro dos municípios para viabilizar a manutenção do projeto

Prevenção à violência

  • Sistema inteligente de monitoramento: retomar com a Secretaria da Segurança Pública do Estado o acompanhamento ao projeto de cercamento eletrônico da Região Metropolitana
  • Instituir grupo de trabalho para criação do Sistema Regional de Prevenção à Violência: prevenção ao uso de álcool e drogas e tratamento para dependentes químicos (adolescentes e mulheres)
  • Ampliar o atendimento à mulher vítima de violência e construir políticas para reeducação do homem agressor
  • Realizar seminário de prevenção à violência no 1º semestre de 2013
  • Disponibilizar curso para guardas municipais conforme matriz curricular nacional

Diretoria da Granpal 2013/2014
Presidente: Gilmar Rinaldi, prefeito de Esteio
1º vice-presidente
: Paulo Bier, prefeito de Santo Antônio da Patrulha
2º vice-presidente: Marco Alba, prefeito de Gravataí
Tesoureiro: Vilmar Ballin, prefeito de Sapucaia do Sul
Conselho Fiscal – Titulares
Sérgio Maciel Bertoldi,  prefeito de Alvorada
Luiz Vicente da Cunha Pires, prefeito de Cachoeirinha
Margarete Simon Ferretti, prefeita de Nova Santa Rita

Conselho Fiscal – Suplentes
Sérgio Munhoz, prefeito de Eldorado do Sul
José Alberto Reus Fortunati, prefeito de Porto Alegre
Renato Raupp Ribeiro, prefeito de Glorinha

Sobre Gilmar Rinaldi
Gilmar Antônio Rinaldi está em seu segundo mandato como prefeito de Esteio. Nascido na cidade de Salvador do Sul (RS) no dia 5 de novembro de 1966, mudou-se para Esteio em 1975 e foi líder da Associação de Moradores do Bairro Santo Inácio.

Metalúrgico, começou a trabalhar em 1986 e, entre 1990 e 1992, foi diretor do sindicato da categoria em Canoas. Em 1992, foi eleito vereador em Esteio pelo Partido dos Trabalhadores (PT), legenda na qual ingressou em 1986. Ao final de seu primeiro mandato no Legislativo, em 1996, foi eleito vice-prefeito do município, permanecendo até 2000 no cargo. Entre 2001 e 2004, ocupou cargos na Prefeitura de Porto Alegre (onde coordenou a implantação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente), na Metroplan e na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).

Em 2005, assume novamente como vice-prefeito de Esteio. Em 2008, é eleito para seu primeiro mandato como prefeito, sendo reeleito em 2012.

O que é a Granpal
A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre foi fundada em 12 de julho de 1985, no município de Campo Bom (RS). É uma associação sem fins econômicos, formada por 12 dos 32 municípios que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão. A Granpal foi criada com o propósito de ampliar o diálogo entre os municípios, com um espaço para debates e decisões políticas capazes de representar os interesses dos municípios da região, promover a cooperação e buscar soluções para problemas comuns.