Consórcio Metropolitano: Compra compartilhada de medicamentos é iniciada

Consórcio Metropolitano: Compra compartilhada de medicamentos é iniciada

Foi realizada dia 27 de julho a primeira compra compartilhada de medicamentos a partir da licitação promovida pelo Consórcio Metropolitano. O município de Santo Antônio da Patrulha foi a primeira Prefeitura consorciada a enviar os pedidos e já está recebendo os medicamentos essenciais ao atendimento básico no município.

A compra compartilhada visa otimizar o processo de aquisição, bem como diminuir os custos na compra de medicamentos para os Municípios. Cabe destacar que neste primeiro processo o Consórcio garantiu uma redução média de 25% sobre os valores gastos pelos municípios.

 

Santo Antônio da Patrulha

Especialidades

Os medicamentos fazem parte do elenco da Assistência Farmacêutica Básica contendo antidepressivos, anti-diabéticos, antibióticos, remédios para tratamento do colesterol, dentre outros. As remessas serão feitas de acordo com as necessidades do Município.

 

Colocação

 

Os medicamentos estão sendo colocados nas Unidades Farmacêuticas Básicas do Município que se localizam junto aos ESFs  e Postos de Saúde .

 

Um detalhe na qual é importante esclarecer é que os produtos que agora começam a ser enviados, nada têm a ver com a compra realizada através de licitação pelo próprio município. “Isso significa que vamos ter duas fontes de aquisição de medicamentos, evitando-se assim a falta de remédios tão importantes para a nossa população”, frisa Denis.

 

Para retirar medicamentos nas Unidades de Farmácia do Município, é necessário que o usuário apresente receita médica do SUS, cartão do SUS e comprovante de residência.