Prefeito defende proposta de criação do Conselho Metropolitano

Prefeito defende proposta de criação do Conselho Metropolitano

Nesta terça feira, o grupo de trabalho para o desenvolvimento da região metropolitana, do Conselho De Desenvolvimento Economico e Social do RS, conheceu , em detalhes, a proposta da GRANPAL para que a região tenha uma interlocução continua e efetiva com o governo do Estado e com o governo federal.

A defesa da proposta foi feita pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge e complementada pelo Dr. João Carlos Brum.

O estudo desenvolvido propõe a criação de um Conselho Deliberativo e um escritório para Governança Metropolitana. Além disso, um fundo de investimentos para dar efetividade ao trabalho da Governança. Tudo isso, de acordo com o prefeito Jairo, presidente da GRANPAL, não quer substituir o trabalho e a importância da Metroplan, mas contribuir para uma reestruturação da entidade.

O secretário adjunto de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), Oscar Escher expôs a proposta da Metroplan, que vem ao encontro da proposta da Granpal, confirmando a expectativa de todos que é a de um consenso em torno das necessidades metropolitanas. O secretário Escher afirmou ainda que a proposta apresentada pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre deverá ser replicada para as aglomerações urbanas, no sul , no norte e na região do litoral do estado.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 15 de junho, quando deverá ser assinada pelo GT a recomendação para a criação do Conselho Deliberativo Metropolitano.