Formado Consórcio Metropolitano da GRANPAL

Formado Consórcio Metropolitano da GRANPAL

A Granpal esteve reunida pela quinta vez, neste ano e contou com a presença da secretaria estadual de turismo Abgail Pereira e do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas Afonso Mota.

A primeira a se manifestar foi a secretária de turismo que defendeu a idéia de criar um consórcio para o setor. De acordo com ela, a região dos municípios da GRANPAL tem a maior concentração de renda do estado. Abgail reforçou a idéia de que o turismo pode contribuir com o desenvolvimento economico.

Hoje, Porto Alegre, Bento Gonçalves e Gramado são as cidades referências no assunto, mas é possível potencializar outras localidades, principalmente se os municípios focarem no turismo rural, no turismo nautico ou no turismo de eventos/negócios. Para isso, existe a necessidade urgente da construção de um espaço para abrigar eventos internacionais.

A secretaria estadual de turismo afirmou que “…a formula para buscarmos com celeridade a possibildiade deste espaço e ampliar os negócios no setor, seria por meio de consorcio “. Abgail tem certeza que a região metropolitana de Porto Alegre pode se transformar na capital do turismo do mercosul.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, finalizou a primeira parte da reunião assegurando que a GRANPAL constituirá a camara temática do turismo, fará uma proposta de investimentos no setor, que será discutida antes de encaminhada ao governo do estado. Nesta proposta deverá estar contemplado o complexo multifuncional de eventos para toda a região. Jairo sugeriou ainda, que um representante da associação acompanhe a missão gaúcha de turismo que irá visitar a Espanha na busca de novas idéias e experiências.

No segundo momento da reunião, foi formado a diretoria e o conseho fiscal do consórcio criado para a GRANPAL. De acordo com o estatuto, o presidente da GRANPAL é também o responsável legal pelo Consórcio Metrpolitano. A diretoria é formada ainda pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o prefeito de Santo Antonio da Patrulha Daiçom Maciel da Silva.

O Prefeito de Canoas explicou que o Consórcio será fundamental para negociações comuns a todos municípios. A compra de remédio, foi um dos exemplos citados. Com a possibildiade de comprar em grande quantidade, os preços serão menores.

Acompanhando a instalação do consórcio, o secretário estadual Afonso Mota avaliou que esta ação vem ao encontro da visão do governo do Rio Grande do Sul, que reconhece nos consórcios a instrumentalização da possibildiade do exercício coletivo, consagrando os municípios . Para Afonso Mota, o consórcio é um desafio para a GRANPAL, e uma referência, já que este é o primeiro consorcio multifcetado do estado. O secretário convidou os prefeitos para um evento promovido pelo estado, por meio da secretaria do Gabinete dos Prefeitos e Relações federais, com o Tribunal de Contas, que será realizado em junho, onde todos poderão criar massa crítica, transferir conhecimento para melhor ussufruir do consórcio formado.

O prefeito de Canoas sugeriu ainda, que a diretoria executiva do consórcio seja executada por Vitor Labes, nome que foi aprovado por aclamação. Vitor deixa a administração de Canoas para se dedicar a gestão do Consórcio Metropolitano.