Secretário Maurício Dziedrick participa da primeira reunião do ano da GRANPAL

Secretário Maurício Dziedrick participa da primeira reunião do ano da GRANPAL

A primeira reunião das Câmaras Temáticas da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre – GRANPAL, realizada hoje pela manhã no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, contou com a presença do secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedrick. Ele participou das discussões da Câmara Temática Desenvolvimento. Na ocasião, também ocorreram as reuniões das Câmaras Temáticas Cidadania, que definiu as estratégias de ação para 2011, e Infraestrutura, que avaliou as possíveis soluções para o depósito de resíduos sólidos da construção civil na Bacia do Rio do Sinos.
Segundo Dziedrick, em um período de três anos, sete em cada dez micro pequena empresas fecham suas portas. Para evitar esta situação o secretário apresentou as ações prioritárias de sua pasta. “Uma das nossas primeiras ações será focar na questão tributária. A substituição tributária é a principal demanda destas empresas. Há um descompasso de cerca de 20% em relação aos créditos do ICMS. Outra questão a qual vamos nos dedicar são as alíquotas para o Simples Gaúcho”, afirmou.

Permitir que os micro empresários saiam da informalidade e sigam o conceito de empresa solidária é outra ação proposta da Secretaria de Dziedrick. “Vamos constituir uma política de transversalidade com as secretarias de Educação e Fazenda. Propor a instalação de Câmaras de Comércio Local e a profissionalização destes pequenos empresários são outras iniciativas que iremos concretizar”, destacou.

Atualmente, segundo o secretário, há 650 mil empresas enquadradas na condição de micro e pequenas empresas no Rio Grande do Sul. O objetivo é dar maior visibilidade a estes empreendimentos, através de ações como a participação em Feiras Internacionais. “Precisamos apresentar o nosso Estado para o mundo. Fazer com que o selo da economia gaúcha seja algo presente na economia mundial”, observou Dziedrick.

Após a apresentação das principais diretrizes da Secretaria da Economia Solidária e de Apoio à Micro e Pequena Empresa, o secretário respondeu aos questionamentos dos participantes da reunião.

Infraestrutura

Durante a reunião da Câmara Temática Infraestrutura, o secretário executivo do Consórcio Pró-Sinos, Julio Dorneles, apresentou os dados sobre a instalação da Usina de Reciclagem para Resíduos Sólidos, em São Leopoldo.

A estrutura, que ficará localizada no bairro Arroio da Manteiga, irá atender, inicialmente, a demanda de oito municípios da Região Metropolitana: Canoas, Campo Bom, Estância Velha, Esteio, Novo Hamburgo, Portão, Sapucaia e São Leopoldo.

A Usina terá um custo de implantação de R$ 1.400.00,00 e terá capacidade de processamento de 12 mil toneladas de resíduos de construção e demolição por mês. No total, serão investidos 1 milhão e 500 mil reais destinados pela Fundação Banco do Brasil e BNDES.

A previsão é a de que a Usina comece a operar entre julho e agosto deste ano.

Cidadania

Saúde foi a prioridade eleita pelos membros da Câmara Temática Cidadania como prioridade nas ações que serão realizadas no decorrer deste ano. Durante a reunião desta manhã, foram destacados dois aspectos preocupantes da área nas cidades que integram a Região Metropolitana: a estrutura de trabalho deficitária das equipes da Samu e o fato de alguns municípios não aceitarem seus pacientes de volta após o atendimento de urgência realizado em outra cidade. Neste último caso, foi citado como exemplo o Pronto Socorro de Canoas que atende a muitos moradores de municípios vizinhos, mas que encontra dificuldades após realizar o atendimento de urgência.

Quanto a Samu, foi exposto o transtorno causado após a troca dos rádios utilizados pelas equipes de atendimento por celulares, devido a uma regulação do Estado.

Para buscar uma solução para estas questões os membros da Câmara decidiram que nas próximas semanas será realizada uma reunião entre as equipes de saúde dos municípios e a área técnica da secretaria estadual da Saúde.

Patrícia Araujo